“Kidult”. Falando dos dilemas da vida adulta com humor e doçura infantil

Se os brinquedos para crianças estão ficando com a estética mais adulta e realista através de réplicas de ferramentas e utensílios domésticos de marcas renomadas (veja os links dos posts das palavras em destaque), o mundo editorial infantil está buscando cativar cada vez mais os adultos, resgatando práticas de lazer da infância ( como o “boom” de livros para colorir que tomou conta das livrarias nos últimos tempos), ou usando sua própria expertise didática para comunicar com os agora grandinhos.

Grande variedade de livros de colorir sendo vendidos em uma livraria do Rio de Janeiro
Grande variedade de livros de colorir sendo vendidos em uma livraria do Rio de Janeiro

Uma nova expressão pode ser acompanhada através do case da famosa e tradicional editora britânica Ladybird. Conhecida por seus livros didáticos para crianças, a Marca agora irá lançar guias para adultos. Trata-se de uma série de livros de humor que lidam com os problemas modernos e do cotidiano. Títulos como Crise da Meia-Idade, O Hipster, A ressaca, O encontro, A esposa, O marido compõem o portifólio de publicações da editora conhecida pela logo de Joaninha.

Foto: Ladybird books
Foto: Ladybird books

O livro sobre crise de meia idade, por exemplo diz: “Quando somos jovens nos perguntamos se nós vamos ser um cirurgião ou um astronauta. Podemos ser qualquer coisa que nós queremos ser. Então, um dia nós não podemos.”

Já o livro sobre o Hipster explica: “Este é um Hipster. Ele não tem filhos, é inexplicavelmente rico e sempre bem arrumado. Ele gosta de arte, mingau, cachecóis e qualquer coisa recuperada de fábricas francesas como este rack de cachorro.”

Parece que a linha “Kidult” de produtos (mistura das palavras em inglês criança e adulto) no mercado editorial vai se fortalecer como tendência, oferecendo propostas de relaxamento e diversão para darmos risadas dos nossos próprios comportamentos e dilemas adultos com a leveza típica das crianças entenderem o mundo.

adultosecriancas_laizamartins

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>