O dia em que me apaixonei por um prédio feliz…

Circulando pelo bairro de Magni na cidade alemã de Braunschweig (Baixa Saxônia), deparei-me com um prédio de aparência particular que foram faíscas para os meus olhos em meio aquele antigo quarteirão de arquitetura histórica. O nome da construção por si só já remete a um momento de excitação e felicidade: “Happy Rizzi House“. Me esqueci de tudo ao redor e comecei a sentir um profundo sentimento de contentamento infantil! Essa é a sensação proporcionada pela casa projetada desde 1997 pelo arquiteto alemão Konrad Kloster e o designer americano James Rizzi.

rizzi_house3       rizzi_house21

rizzihouse1

James Rizzi (1950-2011) era conhecido por inspirar-se no mundo livre e espontâneo das crianças. Seus desenhos e estampas de cores vivas e temas lúdicos foram uma contribuição inimitável para a pop art e de um legado único no mundo, principalmente para a paisagem urbana de Braunschweig.

rizzi_house7

rizzi_house13

As ruínas de uma antiga fazenda de um palácio ducal foram transformadas em um edifício colorido de formas orgânicas e sinuosas. As inusitadas formas das janelas compõem expressões divertidas de rostos alegres e sorridentes. Elas tem formatos de retângulos irregulares, círculos, corações, estrelas e pássaros. As quinas do prédio são carinhas que provocam os pedestres na calçadas com beijinhos.

rizzi_house19                    rizzi_house10

rizzi_house12                    rizzi_house2

 

O bairro histórico de Magni – até então um pouco esquecido – recebe desde 2001 visitantes que desejam interagir com a inusitada galeria composta simplesmente por escritórios e lojas, mas que desperta um imenso desejo de ser bobo, de ser criança novamente, dando novo frescor e alegria ao lugar.

rizzi_house16                      rizzi_house4

rizzi_house8                     

Permita-se ser boba e infantil de vez em quando, principalmente se for porque se apaixonou por ideias iluminadas que deixem o dia a dia dos contextos urbanos mais feliz!

rizzi_house20

 

rizzi_house17
rizzi_house18
rizzi_house00

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>